top of page

Pavimento urbano de concreto (PUC) reforçado com macrofibras sintéticas estruturais

O pavimento urbano de concreto (PUC) hoje é um tema muito abordado em palestras e fóruns em todo o Brasil, porém é uma realidade já bem antiga, já que em 1926, o Brasil executou sua primeira obra com este sistema em concreto, na Rodovia Caminho do Mar.

Pavimento Urbano de Concreto PUC

Este pavimento tem maior durabilidade se comparado aos pavimentos asfálticos convencionais e pode ser comprovada por diversos estudos e obras executadas no Brasil e no mundo. O sistema utiliza por padrão placas pequenas de concreto, com panos de até 2x2 m de dimensão e espessura entre 10 e 12cm em média. Outra característica do pavimento urbano de concreto (PUC) requer menos manutenção, se tornando uma excelente opção custo-benefício, seja em complexos residenciais, ruas e rodovias, sejam eles privados ou públicos.


O reforço dessas placas de concreto hoje em dia é mais executado com fibras, em especial vamos falar da Macrofibra Sintética Estrutural, que além de facilitar a execução por eliminar os trabalhos de armação, mantém um reforço tridimensional nas placas dos pavimentos urbanos de concreto, graças a distribuição das fibras de maneira uniforme no concreto, que ajudam a diminuir as tensões e empenamentos nas placas.

Pavimento Urbano de Concreto PUC

Sua execução é simples, após o lançamento do concreto no local a ser pavimentado, o processo é similar a qualquer execução de pisos ou lajes com a vibração do concreto, nivelamento e posterior texturização ou alisamento, dependendo do acabamento desejado e por fim o corte de juntas de dilatação.


As macrofibras sintéticas já vem misturadas no concreto e eliminam diversas etapas de execução. Se comparadas aos tradicionais pavimentos asfálticos ou ainda ao pavimento de concreto reforçado com telas de aço ou fibras metálicas, o pavimento urbano de concreto reforçado com macrofibras sintéticas pode ser até 23% mais econômico.


Pavimento Urbano de Concreto PUC

Há uma ressalva importante, como há diversos fabricantes de macrofibras no Brasil e no mundo, é muito importante garantir a qualidade da macrofibra que está sendo aplicada no pavimento urbano de concreto, sendo assim, é importante solicitar ao fabricante laudos de desempenho das fibras, além de referências de obras grandes executadas. A BarChip é pioneira e referência mundial na aplicação de macrofibra sintética estrutural em pavimento urbano de concreto (PUC).


Vale lembrar que estes dados são apenas baseados em médias de obras reais, porém, como não existe fórmula mágica para todos os casos, sempre consulte um projetista de pavimentos para obter a especificação ideal para sua obra.

Comments


bottom of page