top of page

Por que o embossing único da BarChip MQ58 fará diferença no desempenho da sua obra?

Por Marcelo Toledo Quinta


O concreto é um material heterogêneo porque é composto de diferentes componentes, como cimento, água e agregados e esses materiais não se misturam para formar uma composição uniforme.



No entanto, em Engenharia, o concreto pode ser tratado como homogêneo para certas análises de engenharia e fins de projeto, mas ainda no nível microscópico permanece heterogêneo.


Estamos sempre falando da resistência à compressão do concreto, do módulo de Elasticidade do concreto, etc. E isso é bom se você estiver fazendo um projeto, mas a resistência à compressão do concreto é na verdade uma combinação da resistência da pasta, da zona de transição interfacial e do agregado e, portanto, o módulo de elasticidade também é uma “combinação” de diferentes resistências. Talvez aqui a tecnologia de concreto seja mais atraente do que apenas pensarmos simplesmente na média calculada pela engenharia.


Considerando que o módulo de elasticidade do concreto simples é de cerca de 30-40 GPa, temos que reconhecer que os agregados provavelmente têm um módulo substancialmente maior e de que a pasta provavelmente tem um módulo substancialmente menor, mas que na média atingem cerca de 30 a 40 GPa.

 

E como se comportariam as macrofibras BarChip que possuem módulos de elasticidade da ordem de 10 GPa?

 

Para isso, precisamos lembrar onde a fibra está na matriz de concreto, e sim, ela sempre estará localizada na pasta.


Então, quando tentamos fazer uma análise aprofundada do desempenho da fibra, precisamos lembrar que estamos olhando para um problema de tecnologia de concreto em que o concreto é heterogêneo e não um problema de engenharia em que consideramos o concreto como homogêneo.



Portanto, seria mais importante considerarmos a resistência da pasta e sua aderência com a fibra, pois os agregados "literalmente” não interferem nesta análise.

Neste quesito a fibra BarChip leva grande vantagem pelo fato de ser a única fibra que possui nervura estampada no seu corpo, o que colabora substancialmente no controle de fissuração do concreto.

 

PARA REFLEXÃO:

Heterogêneos significam que diferem em espécie ou consistem em partes diferentes.

Homogêneos significam uma estrutura ou composição uniforme por toda parte.

Comments


bottom of page