top of page

O que é uma Macrofibra Sintética Estrutural?

A Macrofibra Sintética Estrutural é uma fibra para concreto muito utilizada em diversas aplicações da construção civil para substituição do aço como reforço das estruturas de concreto, formando o CRF – Concreto Reforçado com Fibras.

As macrofibras são geralmente de polipropileno e/ou polímeros que quando misturadas ao concreto em dosagens que geralmente variam de 2 a 7 kg/m³ de concreto, criam uma espécie de malha estrutural entre os agregados, que proporcionam um aumento da tenacidade, impacto e fadiga, podendo sim, substituir o aço em pisos industriais, pavimentos de concreto, pré-fabricados, tubos de concreto, anéis segmentados para túneis, capas de compressão de lajes, concreto projetado e radiers, ou seja, majoritariamente nas estruturas que ocorrem significativa redistribuição dos esforços e tensões.


Apesar da sua composição plástica, o processo de fabricação das macrofibras adotado em nossa fábrica, garante um fio de alta resistência a tração > 600 MPa, um módulo de elasticidade > 10 GPa, aliado uma alta quantidade de fios por Kg, sendo estas características básicas de uma fibra de alto desempenho e qualidade.

O uso das macrofibras tem aumentado cada vez mais no Brasil e no Mundo, dado diversas vantagens que a aplicação das macrofibras proporciona quando comparado a estruturas reforçadas com aço, abaixo vamos citar algumas delas:


- Aumento da Tenacidade

- Maior controle de fissuração

- Resistência ao impacto

- Resistência a fadiga

- Maior distância entre juntas nos pisos

- Melhor produtividade

- Redução de mão de obra

- Redução de Custos

- Redução nas emissões de carbono

- Redução da Corrosão


Existem algumas premissas básicas que são importantes ao avaliar na compra ou adoção de macrofibras no concreto conforme exposto abaixo:


- Dimensionamento estrutural com Projeto detalhado adequado ao escopo de utilização do piso ou pavimento.

- Características básicas das macrofibras como Resistência a tração Rt, Módulo de Young ou Elasticidade, e resistência aos álcalis do concreto.

_ Capacidade técnica do fabricante em manter constância nas propriedades das fibras durante todo o processo produtivo.

- Laudos de Resistência conforme as normas locais fr¹, fr², fr³ e fr4

- Referências de grandes obras executadas.

A BarChip é pioneira no Brasil e referência mundial em fabricação e desenvolvimento das macrofibras sintéticas estruturais em substituição ao aço.


Veja algumas características básicas que você garante em sua obra com a BarChip:

Resistência em Mpa

640 Mpa

Quantidade de Fibras por Kg

210.000

Módulo de Elasticidade

10 GPa

Macrofibra Rígida ou Flexível?

Fibras flexíveis possuem >100.000 fibras por kg e não afloram na superfície

Referência de Grandes Obras Executadas

Heineken, Bresco, John Deere, VW, JAS , Acciona, CH3...

Quer saber, mais acesse nossa página de produtos https://www.barchip.com.br/produtos e veja qual a macrofibra ideal para a sua aplicação em obra.

댓글


bottom of page